sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Origem do Sub Projeto da Educação Física - UNIPLAC

PERGUNTAS QUE NORTEARAM O SUB PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
·     Quais os objetivos da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental?
·      O que pode ser ensinado na Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental?
·      O que diferencia em termos de conteúdo, o ensino da Educação Física nos diferentes anos/séries iniciais do ensino fundamental?
·      Como a metodologia desenvolvimentista contribui para o ensino da Educação Física?

OBJETIVO DO SUB PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tem como principal enfoque desenvolver as habilidades motoras básicas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa ação ocorre por meio da intervenção realizada a partir de atividades de cunho recreativo, ancoradas num processo prévio de observação e de    aprofundamento bibliográfico.

AÇÕES DO SUB PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
·    Estudar os referenciais teóricos e os documentos norteadores do ensino da Educação Física na Educação Básica, bem como da formação de professores.
·   Analisar e debater as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores e as diretrizes curriculares dos cursos de Educação Física.
·     Articular estes documentos as políticas institucionais para as Licenciaturas na UNIPLAC.
·    Discutir a interlocução dos conteúdos curriculares previstos para a Educação Básica propostos nos documentos norteadores, como Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular de Santa Catarina e a Matriz Curricular do Curso de Educação Física da UNIPLAC.
·      Visita a escola para conhecer o Projeto Pedagógico.
·      Detalhar o sub projeto com a equipe diretiva e professores.
·      Reconhecer as condições físicas e materiais.
·   Avaliar as condições de ensino, a fim de diagnosticar o ambiente escolar e compreender o contexto sociocultural e pedagógico, aspectos necessários para subsidiar a elaboração do plano de ação, a partir da realidade.
·      Realizar testes de avaliação do desenvolvimento motor.
·      Elaborar e desenvolver experiências didáticas (aulas).
·  Será oportunizado aos participantes, conhecerem as atividades que são realizadas na Escola E.E.B. General Pinto Sombra com os alunos. Essas atividades tem como base principal envolver:

1.       Habilidades locomotoras (correr, pular, saltar)
2.       Habilidades manipulativas (como arremessar, agarrar e chutar)
3.       Habilidades de equilíbrio (ficar sobre um pé, pular corda, entre outras)