PERGUNTAS QUE NORTEARAM O SUB PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Quais os objetivos da Educação Física nos anos
iniciais do ensino fundamental?
· O que pode ser ensinado na Educação Física nas
séries iniciais do ensino fundamental?
· O que diferencia em termos de conteúdo, o ensino
da Educação Física nos diferentes anos/séries iniciais do ensino fundamental?
· Como a metodologia desenvolvimentista contribui
para o ensino da Educação Física?
OBJETIVO DO SUB PROJETO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Tem como
principal enfoque desenvolver as habilidades motoras básicas com alunos dos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa ação ocorre por meio da intervenção
realizada a partir de atividades de
cunho recreativo, ancoradas num processo prévio de observação e de aprofundamento bibliográfico.
AÇÕES DO SUB PROJETO DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
· Estudar os referenciais teóricos e os documentos
norteadores do ensino da Educação Física na Educação Básica, bem como da
formação de professores.
· Analisar e debater as diretrizes curriculares
nacionais para a formação de professores e as diretrizes curriculares dos
cursos de Educação Física.
· Articular estes documentos as políticas
institucionais para as Licenciaturas na UNIPLAC.
· Discutir a interlocução dos conteúdos
curriculares previstos para a Educação Básica propostos nos documentos
norteadores, como Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular de
Santa Catarina e a Matriz Curricular do Curso de Educação Física da UNIPLAC.
· Visita a escola para conhecer o Projeto
Pedagógico.
· Detalhar o sub projeto com a equipe diretiva e
professores.
· Reconhecer as condições físicas e materiais.
· Avaliar as condições de ensino, a fim de
diagnosticar o ambiente escolar e compreender o contexto sociocultural e
pedagógico, aspectos necessários para subsidiar a elaboração do plano de ação,
a partir da realidade.
· Realizar testes de avaliação do desenvolvimento
motor.
· Elaborar e desenvolver experiências didáticas
(aulas).
· Será oportunizado aos participantes, conhecerem
as atividades que são realizadas na Escola E.E.B. General Pinto Sombra com os
alunos. Essas atividades tem como base principal envolver:
1. Habilidades
locomotoras (correr, pular, saltar)
2. Habilidades
manipulativas (como arremessar, agarrar e chutar)
3. Habilidades
de equilíbrio (ficar sobre um pé, pular corda, entre outras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário