RELATÓRIO DE ATIVIDADES
SUBPROJETO: EDUCAÇÃO FÍSICA
2015
PARCIAL
UNIPLAC
COORDENADORA DE ÁREA: SADI RICARDO DA SILVA BASTOS
PROGRAMA DEB
LAGES, 2015
Relatório de Atividades Parcial 2015/1
1. DADOS DA INSTITUIÇÃO
Nome e Sigla: Universidade do Planalto
Catarinense – UNIPLAC/SC
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Endereço: Avenida Castelo Branco n. 190, Bairro
Universitário
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Telefones: (049) 3251 1068 ou 3251 1004
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CNPJ da Fundação UNIPLAC: 84953579/0001-05
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Responsável legal da Fundação: Elusa de Fátima Camargo
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Responsável legal da IES: Luiz Carlos Pfleger
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2. DADOS DA EQUIPE
2.1) Coordenador Institucional
Coordenador institucional: Marileia Wolff Tubs
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2.2) Coordenador de Área
Nome
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Instituição
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Função
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Sadi Ricardo da Silva Bastos
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UNIPLAC
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Coordenador de Área
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2.3) Professores da Educação Básica Participantes do Projeto
Nome
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Instituição
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Função
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Angela Juvinete Ribeiro Rossi
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EEB General José Pinto Sombra
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Professora de Educação Física
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Rose Meri Floriani
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EEB General José Pinto Sombra
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Professora do 1º ano do Ensino Fundamental
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3. DADOS DO PROJETO
3.1)
Dados Gerais
Título: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a
Docência – PIBID
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Duração do
projeto
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Data de
Início: 14 de março de 2014
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Data de
Término: 14 de março de2018
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Número de
meses de vigência do projeto: 48 meses
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Apresentação
Este trabalho refere-se ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência (PIBID), desenvolvido por bolsistas vinculados ao curso de
Licenciatura em Educação Física da UNIPLAC, o qual foi/é realizado na Escola
de Educação Básica General José Pinto Sombra, no período de março a julho de
2015. O principal objetivo do projeto era desenvolver o processo de
intervenção na realidade educacional e oportunizar o contato das crianças com
a educação musical de forma lúdica e
prazerosa por meio de cantigas de roda, músicas folclóricas, cirandas,
músicas infantis, e também por meio de músicas afro-brasileiras. As
intervenções foram realizadas semanalmente em sete diferentes períodos, sendo
que os vinte bolsistas foram distribuídos em sete grupos de trabalho. Para
alcançarmos os objetivos deste projeto, recorremos às seguintes estratégias
pedagógicas: apreciação musical de diferentes estilos, execução de peças por
meio de canto, percussão corporal e alternativa, dinâmicas de improvisação,
atividades de composição em grupo e individual. Foi perceptível a importância
da vivência musical para as crianças e adolescentes, pois este contato
facilitou o processo de memorização, socialização e aprendizagem para demais
conteúdos escolares e o aprendizado de elementos da música, como timbre,
altura, intensidade, percepção auditiva e percussão corporal, de uma forma
lúdica. A intervenção no ensino fundamental oportunizou aos alunos
envolvidos, o acesso à educação musical considerando a sua realidade,
inserindo a música no ambiente escolar, desenvolvendo a percepção musical, a
criatividade, o senso crítico, a participação e a liberdade de expressão.
Oportunizou-se condições de aprendizagem apropriadas para o processo de
socialização e do trabalho em grupo. Os principais autores que nortearam o
trabalho foram Brito (2003), Loureiro
(2003), Penna
(2013) e documentos legais norteadores da atividade no país e no estado de
Santa Catarina. O grupo publicou e apresentou artigos como relato desta
experiência em eventos locais e nacionais, bem como ministrou Oficinas em
diferentes espaços.
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Palavras chave: Educação Física. Habilidades Motoras Básicas.
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3.2)
Licenciatura/subprojeto
envolvido
Licenciatura (nome)
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Número de alunos participantes
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Licenciatura em Educação Física
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20 bolsistas
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3.3) Escola Participante
Nome da escola
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IDEB
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Número de alunos na escola
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Número de alunos envolvidos no projeto
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EEB General José Pinto Sombra
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5º ano:
8ª ano:
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4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E
RESULTADOS ALCANÇADOS
Indicador da atividade
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Objetivo da atividade
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Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de
realização)
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Resultados alcançados
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1.
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Planejamento
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Construir aulas dentro do olhar
desenvolvimentista, tendo como objetivo a evolução dos alunos, através das
atividades que estimularão as habilidades motoras básicas, sendo estas:
locomoção, manipulação e equilíbrio (Fevereiro).
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O planejamento é a base das aulas ministradas, a partir dele é que
conseguimos fazer uma continua evolução
nos aspectos motores básicos da criança. Com este trabalho do
planejar, é evidente a satisfação dos alunos no fazer as atividades, ao mesmo
tempo os acadêmicos conseguem administrar as aulas, reconhecendo as
dificuldades de cada aluno, com autonomia.
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2.
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Intervenção Escola/Campo
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Conforme os encontros semanais, sendo no periodo de 4 horas, são
desenvolvidos os planos de aula, baseando-se sempre na revisão bibliográfica
de Go Tani e Gallahue, com a visão desenvolvimentista onde o grande grupo
trabalha com a variação de níveis nas atividades possibilitando a evolução
gradativa dos alunos
(De março à julho).
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Concluimos com o grande grupo que está havendo a evolução dos alunos a cada
aula, onde os níveis de dificuldade imposto aos alunos é gradativo, fazendo
com que provoque o interesse do mesmo, visto que as crianças são imponentes
diante dos desafios.
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3.
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Estudo
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Este é realizado em toda sexta-feira, no período vespertino na Universidade,
com a presença do professor coordenador, professor supervisor e acadêmicos.
Nesses encontros organizamos a pauta da semana, nesta fica em destaque os
seguintes tópicos :
·
Leitura
da ata da reunião anterior.
·
Socialização
da semana dos acadêmicos na escola.
·
Revisão
bibliografica.
·
Planejamento
das aulas.
·
Assuntos
gerais.
(De março à julho).
|
Diante do estudo bibliográfico que é realizado, os acadêmicos passaram a
compreender a abordagem trabalhada, visto que a maioria é dos semestres
iniciais, aprenderam a importância desta no desenvolvimento da criança, e a
partir disto, os planos de aula vem sendo elaborados, marcando sempre a
repetição de movimentos, pois assim a criança assimila, se adapta e aprende o
movimento corretamente.
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4.
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Pré- testes
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Com base no autor
desenvolvimentista Gallahue, foram aplicados testes para saber o padrão motor
em que se encontra a criança. Classificando da seguinte forma: padrão 1 –
Inicial, padrão 2 – Elementar e padrão 3 – Maduro.
Destacando que os
pré-testes foram realizados apenas no primeiro ano do ensino fundamental I, alunos dos turnos matutino e
vespertino (Março).
|
Na conclusão do trabalho percebemos que as crianças estão periodicamente
defazadas quanto as habilidades motoras básicas. Tiveram dificuldades ao
realizar os testes, visto que a geração de hoje tem o acesso a tecnologia
mais integro ao seu cotidiano, deixando de realizar atividades ao ar livre
como por exemplo: passeios ao parque, contato com a natureza, brincadeiras
tradicionais como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha etc.
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5.
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Revitalização da quadra
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Observando o espaço físico escolar, foi realizada uma reunião entre a
direção da escola e professores de educação física, onde concluimos que a
participação dos acadêmicos bolsistas do PIBID na revitalização da quadra
seria efetiva, sendo assim realizando o trabalho tanto almejado com parceria
entre APP,e funcionários, nesta unidade escolar (Março).
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Na entrega da quadra a APP e toda a comunidade escolar ficaram
adimirados com o resultado final. Como futuros profissionais da área
observamos a importância de um ambiente de qualidade para se trabalhar. A partir da iniciativa
da unidade escolar, os bolsistas deram ínico à revitalização daquele espaço
físico, hoje se tornou um ambiente agradável e utilizado por todos.
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6.
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Pousada de Páscoa
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Proporcionar a comunidade escolar
a atividades relacionadas à Páscoa e a simbologia que a envolve,
ressignificando-a e através disso, explicitar a caracterização da
Universidade ensino, pesquisa e extensão (Abril).
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Em parceria com os acadêmicos do 7º semestre, os acadêmicos bolsistas
assumiram funções das quais incluiam: planejamento de todo o projeto
participação efetiva nas brincadeiras desenvolvidas pelos mesmos, a o estar e
cuidar das crianças presentes, houve a troca de afetividade entre as crianças,
e entre todos os envolvidos, este projeto foi realizado com responsabilidade
compromisso e dedicação.
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7.
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Tabulação
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Foram representados em gráficos, seguindo a
classificação de Gallahue, os resultados dos pré-testes realizados com os
alunos do primeiro ano do fundamental I (Maio).
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Com base nos gráficos, foi
apontado que as crianças do primeiro ano do Ensino fundamental I, seguindo a
classificação do autor, indica o estágio que apresentou dificuldade nos três
níveis dentro da metodologia desenvolvimentista.
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8.
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Construção do material
didático
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O grupo de bolsistas desenvolveu os
materiais didáticos, com fontes alternativas e recicláveis, durante as horas
de estudos, visto que é de suma importância para desenvolver o raciocínio
cognitivo dos alunos. Foram construídos dominós, quebra-cabeças, jogos da
memória gigante e pega-varetas (sendo estes de tamanho gigante), os quais os
acadêmicos usam em suas aulas (Maio).
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Toda equipe teve sua participação na construção do material didático,
este confecçionado com o objetivo de trabalhar em dias chuvosos ou/e locais
fechados, colocando em destaque o desenvolvimento motor e psicomotor da
criança nestas atividades.
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9.
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Festa de São João
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É no
espaço escolar que as crianças têm a oportunidade de obter os mais diversos
conhecimentos, cabe à educação física escolar trazer a vivência das danças
folclóricas destacando a importância de trabalhar as diversidades culturais
brasileiras. Na festa de São João tivemos a oportunidade de aprender, ensinar
e construir a QUADRILHA, dança destaque nesta data festiva. (Junho)
|
Foram adquiridas novas
experiências, pois a dança propicía novos desafios, e estes foram vivenciados
por etapas, o aprendizado de cada movimento, ritmo e espaço físico. Obtivemos
a autosatisfação pelo trabalho realizado com os alunos, colocando em foco a
importância que esta atividade tem nesta unidade escolar e comunidade, pois a
dança em si é um espetáculo muito aguardado pelo público local.
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10.
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Reunião Professores
Supervisores PIBID
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Nesta reunião esteve presente Mariléia
Tubs, coordenadora institucional, a coordenadora da área de gestão de
processos educacionais, Mara Shirley Rossi, e professores supervisores de
várias unidades escolares. Dentro dos objetivos desta reunião estavam, obter
o conhecimen to dos prefessores supervisores, organizar o evento que a
uniplac estará recebendo no mês de Dezembro, nos dias 07/08 e 09 de 2015 For
PIBID, e por último o artigo qu e será realizado por todos os bolsistas. Os
assuntos abordados foram:
* Horario e pontualidade dos
acadêmicos bolsistas.
*Planejamento das aulas ministradas
pelos academicos.
*Apontar dificuldades e conquistas do
projeto.
*A importância do professor supervisor
conhecer o perfil de cada acadêmico, para que ele possa mostrar as
possibilidades de melhoras dentro do projeto, oferecendo a autonomia dentro
das aulas ministradas pelo mesmo. (Junho)
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A significância desta reunião
foi o contato com os demais profissionais de diversas áreas da licenciatura.
Ficou em destaque que as dificuldades que encontramos em nosso cotidianos são
semelhantes. Desta forma, pela troca
de experiências, ficou claro que o papel do professor supervisor é o
responsavél pela preparação e iniciação a docência. Sendo assim
possibilitando a vivência, a troca de experiência diária entre ambos.
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11.
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JIPS
(Jogos Internos Pinto Sombra)
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A prática
esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das
crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas
necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades,
expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as
competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu
processo de desenvolvimento individual e social. (Julho)
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O campeonato obteve grande exito, tanto na troca de valores que o
esporte propicia, quanto na cooperatividade das equipes entre si. Neste
trabalho ficou em destaque a atividade em grupo, o respeito, o compromisso, e
o lazer.
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12.
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Capacitação dos professores
em Urubici SC
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O convite surgiu apartir da
secretária da educação de Urubici, foi socializado as vivência daeducação
infantil, a primeira parte teve uma caracterização teórica, através de
slides, onde os acadêmicos explicarão a base do nosso projeto dentro da
escola. Já na segunda parte, teve a parte prática, nesta foram aplicadas as
atividades realizadas na escola
(Julho).
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Obteve a participação efetiva dos participantes, a troca de experiencias
foi positiva para ambos, o evento de uma forma geral foi um sucesso, se destancando
o trabalho dos acadêmicos.
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13.
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Ampliação do subprojeto aos anos do
Ensino Fundamental II
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Conforme o trabalho realizado no primeiro semestre, foi observado a
importância do avanço do subprojeto sendo este para o ensino fundamental II.
O planejamento das habilidades motoras complexas foi dividido por modalidades
esportivas tais como: Voleibol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa,
ginástica, dança e lutas.
(De Julho à Dezembro).
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Os acadêmicos fizeram seu planejamento dentro do estudo bibliográfico,
de acordo com a idade maturacional de cada ano. Obtivemos o sucesso esperado
de cada aula, visto que algumas dessas modalidades não são trabalhadas na
escola, podemos oportunizar a vivência corporal as crianças, e incentivar a
inserção de novos conteúdos dentro das aulas de educação física. Cada
acadêmico ficou responsável por um conteúdo, e trabalhou dentro desse
ressignificando-o para si e para os alunos, tornado aprazível a sua prática.
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14.
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Blog
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O grande grupo decidiu que
deveríamos criar um Blog para divulgar os trabalhos que estão sendo feitos,
pelos acadêmicos bolsistas. O blog encontra-se neste endereço: http://pibidlagessc.blogspot.com.br/
(Agosto)
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Com a criação do
blog ficou mais prático a disseminação da informação do que é o PIBID e a
importância do que fazemos dentro deste projeto. Utilizar os veículos de
informação a nosso favor, fez com que a divulgação do subprojeto fosse mais
ampla.
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15.
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Desfile Cívico
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O desfile
cívico é realizado todos os anos com intuito de resgatar valores esquecidos,
defender o amor à pátria e o orgulho pela sua escola. Foi com essa meta que o
grupo de acadêmicos se propôs a participar do desfile de sete de Setembro,
alguns auxiliando os trabalhos da banda da escola, e os demais foram
convidados a desfilar junto com os professores e alunos.
(Setembro)
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Os acadêmicos construíram um laço de afetividade e
aproximação com os aluno neste evento, além de resgatar os princípios morais
e físicos, a questão do prazer em representar a sua escola, ficou evidente no
rosto de cada aluno. A alegria com a qual os bolsistas que ficaram
responsáveis pela banda, exerceram seu trabalho, foi fantástica. Não
esquecendo também de parabenizar os alunos que foram responsáveis quanto aos
horários de ensaio, e quanto à persistência em aprender a tocar os
instrumentos.
|
16.
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Visita ao SENAI
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Proporcionar o conhecimento dos
cursos técnicos que o SENAI oferece, do 9º ao 3º ano do ensino médio. Os
acadêmicos foram convidados a acompanhar as turmas durante a visita.
(Setembro)
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Os alunos visitaram
os laboratórios conheceram a estrutura da escola técnica. Através do
incentivo primário da escola, alguns alunos se motivaram a procurar e entender
o funcionamento dos cursos oferecidos pela instituição SENAI. Destacando que alunos da escola estão
frequentando vários cursos diferenciados.
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17.
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Devolutiva
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O objetivo do grupo
com esta apresentação foi a de mostrar aos docentes e educandos todos os
trabalhos realizados pelos pibidianos no ano de 2015. Todos os trabalhos aqui
citados fizeram parte desta devolutiva.
(Setembro)
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A apresentação
atingiu as expectativas, foi evidente a satisfação do corpo docente com os
auxílios nos trabalhos da escola, e a revitalização de espaços dos quais
todos utilizam. E tudo que o grupo realizou agregou em conhecimento a prática
docente dos mesmos.
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18.
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Halloween
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É uma celebração na qual
comemora-se o dia das bruxas e assombrações, onde as crianças se caracterizam
e saem pedir doces.
(Outubro)
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Através de uma
competição de fantasias, houve a entrega de premiação, esta foi brinquedos. O
destaque foi o desfile de todos os envolvidos. As crianças tiveram momentos
de brincadeiras, dança, músicas, e um coquetel de encerramento.
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19.
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Semana da Criança
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A semana da criança foi
realizada na Escola de Educação Básica General José Pinto Sombra pelos
acadêmicos pibidianos em conjunto com
os professores da instituição referida. A semana foi planejada no mês
anterior pelos bolsistas com o intuito de proporcionar novas vivencias as
crianças e também aproxima-las do convívio escolar através da ludicidade e
assim aprimorando o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo dos
mesmos.
(Outubro)
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A semana da
criança proporcionou aos alunos uma semana de muita diversão, ressaltando a
importância de respeitar as fases do desenvolvimento e amadurecimento através
de brincadeiras que os levassem a infância. Desse modo, pudemos ter uma
semana de muita alegria e aprendizado contínuo, sendo alcançados os objetivos
traçados no nosso planejamento mensal.
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20.
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Amostra Científica
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A mostra científica foi
realizada na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. No evento os
acadêmicos bolsistas apresentaram os trabalhos desenvolvidos na escola
durante o período do programa PIBID. As atividades a serem apresentadas foram
planejadas pelos pibidianos no decorrer do ano letivo com o intuito de
apresentar aos demais todo o processo desenvolvido na docência.
(Outubro)
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A apresentação
dos bolsistas na mostra foi muito significativa para as áreas da licenciatura
e no geral, transmitido aos ouvintes um olhar com futuro positivo para a
educação. Pudemos repassar todo nosso trabalho, conhecimento desenvolvido e
amadurecido durante o ano letivo de 2015, e desse modo abrir novos caminhos e
olhares para o desenvolvimento integral da criança.
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21.
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Pós- testes
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Com base no autor desenvolvimentista Gallahue, foram
aplicados testes para saber o padrão motor em que se encontra a criança.
Classificando da seguinte forma: padrão 1 – Inicial, padrão 2 – Elementar e
padrão 3 – Maduro.
A partir do pré-teste, os pós-testes vem com o intuito de
pesquisar em que padrão motor esses alunos se encontram a partir das aulas de
educação física elaboradas e sistematizadas pelos acadêmicos pibidianos.
(Novembro)
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Com base nos gráficos, foi apontado que
as crianças do primeiro ano do Ensino fundamental I, seguindo a classificação
do autor, indica o estágio que apresentou dificuldade nos três níveis dentro
da metodologia desenvolvimentista.
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22.
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FOR PIBID SUL
|
O FOR PIBID Sul aconteceu na
cidade de Lages – SC, na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. O
FOR PIBID Sul uniu acadêmicos do programa de diversas regiões do País, com o
objetivo de socializar e oportunizar maiores conhecimentos aos bolsistas,
supervisores e coordenadores do Programa. Os pibidianos puderam apresentar
todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo e através da roda de
conversa (modo de apresentação), também puderam aprender novas práticas
através da exposição das vivências e conhecimentos dos demais pibidianos presentes
da conversação.
(Dezembro)
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Através do FOR
PIBID Sul nós acadêmicos bolsistas pudemos aprender novos recursos e métodos
para trabalhar na docência. Foi uma troca de conhecimentos e experiências que
resultaram em um aprendizado amplo para os acadêmicos, que consequentemente
será transmitido para nossos educandos em forma de aprimoramento nos métodos
de ensino buscando sempre o desenvolvimento integral dos mesmos.
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5. DESCRIÇÃO
DA PRODUÇÃO EDUCACIONAL GERADA
5.1)
PRODUÇÕES
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
1)
Tipo do produto:
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
O blog foi criado com o
objetivo de divulgar as ações do projeto e oportunizar o acesso de
profissionais da área da educação aos planos de atividades em Educação Física
possíveis de serem desenvolvidas em
suas escolas.
|
|
Quantidade total
|
01
|
5.2.
PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
1)
Tipo do produto: Apresentação de oficina
Elaboração
de resumo: Mostra científica- Projeto de pesquisa: “Educação Física e as
Habilidades motoras Básicas”.
|
Elaboração
de resumo: Mostra científica – Projeto de Extensão: “Noite Feliz”
|
Elaboração
de resumo: FOR PIBID SUL- Oficina de Materiais didáticos
|
Quantidade total: 3
|
5.3) PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS
1)
Tipo do produto: APRESENTAÇÃO DOS BOLSISTAS E ALUNOS
NAS ESCOLAS
Apresentação musical através da banda marcial da escola
pelos bolsistas envolvidos no projeto PIBID, em eventos tais como: desfile
cívico, projeto brilho de natal e apresentações em outras escolas.
Garota e garoto Pinto Sombra
|
|
Quantidade total
|
04
|
6. DESCRIÇÃO DE IMPACTOS DAS AÇÕES/ATIVIDADES DO PROJETO NA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS ENVOLVIDAS; EDUCAÇÃO BÁSICA;
PÓS-GRADUAÇÃO e ESCOLAS PARTICIPANTES
No subprojeto da área de Educação Física
pode-se perceber significativa mudança na prática pedagógica dos bolsistas,
sendo que grande parte o grupo ao iniciar o projeto ainda não havia passado
pela etapa do Estágio Curricular Obrigatório, pois eram ingressantes no curso
superior. O período de observação na/da escola, fez com que compreendessem a
realidade desse espaço, bem como a singularidade de cada aluno. Compreendemos
que trabalhar o todo implica trabalhar as partes. A realidade escolar, o
corpo docente, a sua gestão, sua representação junto à comunidade são fatores
essenciais para a formação das crianças e jovens que a frequentam. Esta
escola tem um papel social também muito importante para a comunidade, e assim
os bolsistas passaram a participar de vários momentos comunitários dentro da
escola, o que permitiu que contribuíssem com suas ações e assim se sentissem
parte dela. Para os alunos bolsistas o processo de intervenção possibilitou/a
a relação teoria/prática necessária ao processo de formação inicial. O projeto permitiu a formação em serviço das
professoras supervisoras, principalmente, em relação as atividades e
objetivos claros e definidos para sua realização, bem como a segurança em
apresentações para além da escola em eventos científicos e de capacitação
dentro e fora da escola campo de intervenção. Dessa forma a prática docente
foi/é entendida como processo constante de estudo, de ação consolidando a
práxis pedagógica, o que traz um importante diferencial para a formação e
prática docente dos licenciandos, além de possibilitar a compreensão da
importância do trabalho coletivo. Os professores da escola por muitas vezes
sentiram-se curiosos em relação ao projeto, solicitando que ele fosse
ampliado para todas as turmas, e áreas do conhecimento. Para a licenciatura em Educação Física da
UNIPLAC, o PIBID é a realização de uma formação desejada, que proporcionou as
reflexões possíveis acerca dos desafios da prática pedagógica comprometida
com a qualidade do ensino público.
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7. DIFICULDADES
ENCONTRADAS E JUSTIFICATIVAS DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS
No caso
do Subprojeto de Educação Física a maior dificuldade é o espaço físico para a
realização das atividades, uma vez que há outros professores desenvolvendo
suas aulas em dias e horários concomitantes. Também é possível apontar a
insuficiência de tempo para a realização das atividades que foram agregadas
ao grupo no trabalho na escola, pois trata-se de uma escola dinâmica que
desenvolve projetos em todas as áreas do conhecimento.
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09. CONSIDERAÇÕES FINAIS E PERSPECTIVAS
Foi um ano de muito
trabalho para o subprojeto PIBID Licenciatura em Educação Física e de muitos
desafios, principalmente considerando a demanda de trabalho que o grupo
participou e desenvolveu. Para tanto foi necessário ampla discussão e estudo.
No entanto, os desafios foram superados na medida em que se apresentaram. A
parceria estabelecida entre Universidade e escola foi fundamental para que as ações desenvolvidas
lograssem êxito e oportunizaram aos bolsistas a percepção de que na escola
não basta cada um fazer a sua parte é necessário um envolvimento maior para
que a Educação Física e a escola garantam a efetividade da prática pedagógica
exitosa.
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Lages, Julho de 2015.
Sadi Ricardo da Silva
Bastos – Coordenador de Área
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