Histórico
•Atribui-se a invenção do handebol ao
professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação
Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial.
•No início, o handebol era praticado
apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores
de Berlim. o desporto passou a ser praticado por
homens e logo se espalhou por toda a Europa. Era disputado por duas equipes de onze jogadores cada, as partidas aconteciam em campos
similares ao de futebol, sendo
a bola semelhante à usada na versão de quadra.
Hoje
em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.
•Em 1933 foi criada a
federação alemã que, três anos depois, introduzia o handebol nos Jogos
Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26
de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista
de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930.
Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte
para a Suíça.
•A primeira vez que o handebol foi
disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e
voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e
em 1976 o handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos
Olímpicos.
Handebol no Brasil
•O Handebol é praticado no Brasil
desde o início do século XX, mas ele só foi reconhecido quando o esporte
começou a ser difundido na Europa. Com a criação da Federação Paulista em 1940,
vários outros estados começaram a estudar a criação de federações estaduais
para representar o esporte e difundi-lo nas cidades do interior e também nas
capitais.
•O estado de São Paulo permaneceu
por anos como sendo o principal foco do esporte nacional e basicamente tudo no
Handebol girava em torno do estado. Até que em 1978, outros estados começaram a
se organizar melhor no esporte e tiraram os paulistas “do poder”.
•Isso fez com que, no ano de 1979,
fosse criada a Confederação Brasileira de Handebol. Isso fez com que a
organização do Handebol brasileiro fosse tirada das mãos da Confederação
Brasileira de Desportos, que na época, gerenciava todos os esportes brasileiros.
•Depois da criação da CBHb, o esporte teve crescimento
exponencial no Brasil, fazendo com que fosse criado um campeonato brasileiro
para as mulheres e para os homens. O acontecimento de um campeonato brasileiro
fez com que o país tivesse uma seleção brasileira forte, tanto no masculino,
quanto no feminino.
Regras Básicas
Área
do Gol
Fica
entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na
área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se
for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O
jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está
sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário.
Goleiro
/ Gol
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da
quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas
na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só sera considerado gol a bola que lançada
regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza
Manejo
da Bola
É
permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de
que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.
Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela
estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido
conduzir ou manejar a bola com os pés.
Comportamento Para com o adversário
Utilizar
os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do
adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao
adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou
duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.
Tiro
de meta
O
tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a
linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou
pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O
tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá
colocar a bola em jogo.
Bola
ao
chão
A
bola ao chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas
de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes;
interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como
infração as regras.
Escanteio
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora
ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O
lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral,
do lado onde a bola tenha saído.
Lance
lateral
O
lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha
lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o
outro fora da quadra, caso isto seje desrespeitado o árbitro poderá
ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da
cobrança a equipe adversária.
Lance
de 7m
Este
lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário;
no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for
cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadí-la ou mover este pé.
Punições
Cartão
Amarelo
Serve
para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por
reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no lugar
indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.
Dois
Minutos:
Este apenas é aplicado a jogadores. Quem receber esta punição deve permanecer
fora da partida durante um período de dois minutos (que será
controlado pelo cronometrista), e após podendo retornar ao jogo
com permissão da mesa de arbitragem. Durante
este período o time fica com um jogador a menos, esta punição é geralmente
aplicada a faltas desnecessárias e a substituições incorretas.
Cartão
Vermelho: (ou desqualificação)
Ao
ser aplicado um Cartão Vermelho o jogador deve retirar-se da quadra, não
podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar mais a partida. O time
permanece durante dois minutos com um jogador a menos e após pode completar o
time com outro jogador. (O jogador que receber mais que 3 "Dois
Minutos" durante a partida é automaticamente desqualificado, sofrendo todo
o processo acima descrito)
Exclusão
Este
é um recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de agressão
física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem
se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com
um jogador a menos.
Empunhadura
A empunhadura é o fundamento mais
importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros
fundamentos.
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos.
A
mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a
palma da m ao em uma posição ligeiramente côncava.
Obs: os dedos devem abarcar a maior
superfície possível da bola, os dedos devem exercer certa força (pressão) na
bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos
polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.
Posição de Base
Braços pouco flexionados e tensos
ou então flexionados demais; Pernas excessivamente separadas ou pouco
separadas; Posicionar-se de frente para o adversário quando se está na defesa;
Não manter o olhar na bola;
Fundamento de Drible
6º ano
Os alunos serão divididos em duas
filas indianas, e terão que ir quicando a bola até o cone e voltar, caminhado.
Logo poderão ir correndo, e a
variação vem com o manejo de bola, nos zig-zag dos cones.
Em duplas deveram estar
posicionados um de frente para o outro, deverão de deslocar quicando a bola dar
a volta no colega, e retornar a posição inicial.
7º ano
Os alunos deveram correr quicando a
bola pelas linhas da quadra, seguindo o comando do professor.
Em duplas os alunos deverão na estar posicionados na frente um
do outro, um deles, o que estiver possuindo a bola, deverá sair correndo
quicando a bola, quando estiver a mais ou menos 1m de distancia do companheiro
passa a bola para ele, da a volta em torno dele, e pede a bola em movimento,
recebe e sai quicando a bola novamente.
8º ano
Os alunos em filas, deverão correr quicando a bola, desviando dos obstáculos.
O professor rola a bola no chão e o aluno tem que sair correndo pegá-la e dar a volta no cone quicando a bola.
Quicar duas bolas ao mesmo tempo.
9ºano
Em três filas, cada aluno deve driblar sua própria fila com a bola. Com bola os alunos devem chegar ao fim da fila, realizando passes e driblando os colegas, sem dar mais de três passos com a posse de bola.
O professor poderá lançar a bola para o aluno que estará, por sua vez, se deslocando na quadra, ao recebe-la o aluno deverá quicá-la e fazer o zig-zag nos cones.
Fundamento de Progressão (Ritmo Trifásico)
6º ano
Correr em passadas largas.
O professor pode desenhar as passadas, nas 5 posições que as usam, e fazer com que o aluno passe por todas elas.
O aluno lança a bola para cima, dar três passos esperar quicar , e passa para o colega.
7º ano
O aluno recebe a bola caminhando, dá os três passos e passa para o colega.
O aluno quicando a bola pela quadra, faz o ritmo trifásico quando soar o apito do professor.
8º ano
Em três fila em frente ao gol, o aluno deverá passar a bola para o professor, dar o três passos, receber a bola novamente e tentar acertar o alvo dentro do gol, de diferentes posições na quadra.
9º ano
Em trios deverão se deslocar do centro da quadra até a linha de 9m, e fazer os três passos passar para o colega ao lado, quando chegar no terceiro, este por sua vez dá o três passos e tenta acertar o alvo dentro do gol.
8º ano
Os alunos em filas, deverão correr quicando a bola, desviando dos obstáculos.
O professor rola a bola no chão e o aluno tem que sair correndo pegá-la e dar a volta no cone quicando a bola.
Quicar duas bolas ao mesmo tempo.
9ºano
Em três filas, cada aluno deve driblar sua própria fila com a bola. Com bola os alunos devem chegar ao fim da fila, realizando passes e driblando os colegas, sem dar mais de três passos com a posse de bola.
O professor poderá lançar a bola para o aluno que estará, por sua vez, se deslocando na quadra, ao recebe-la o aluno deverá quicá-la e fazer o zig-zag nos cones.
Fundamento de Progressão (Ritmo Trifásico)
6º ano
Correr em passadas largas.
O professor pode desenhar as passadas, nas 5 posições que as usam, e fazer com que o aluno passe por todas elas.
O aluno lança a bola para cima, dar três passos esperar quicar , e passa para o colega.
7º ano
O aluno recebe a bola caminhando, dá os três passos e passa para o colega.
O aluno quicando a bola pela quadra, faz o ritmo trifásico quando soar o apito do professor.
8º ano
Em três fila em frente ao gol, o aluno deverá passar a bola para o professor, dar o três passos, receber a bola novamente e tentar acertar o alvo dentro do gol, de diferentes posições na quadra.
9º ano
Em trios deverão se deslocar do centro da quadra até a linha de 9m, e fazer os três passos passar para o colega ao lado, quando chegar no terceiro, este por sua vez dá o três passos e tenta acertar o alvo dentro do gol.
Fundamento de Recepção
6º ano
Quicar a bola com força na frente do corpo, lançando-a no solo com a mão direita e recebendo com as duas. Repetir com a mão esquerda.
Lançar a bola à cima da cabeça. Girar o corpo e pega-la antes de tocar o solo.
Em duplas, um dos colegas ficam posicionados a frente e afasta as pernas. Possuindo uma bola o colega que está atrás passa quicada para o colega que está na frente este segura com as duas mão e passa.
7º ano
O aluno segura a bola atrás do quadril e apenas com o pulo a joga para frente, e segura.
A mesma ideia do movimento anterior porém agora é pelo meio das perna, após a bola quicar no solo o aluno deve segurá-la e dar três passos caminhando.
8º ano
Em duplas um aluno passando a bola para o outro, o aluno que recebeu, fará os três passos para frente, e passará a bola novamente.
Em duplas o aluno receberá a bola saltando.
9º ano
Em deslocamento , os alunos deverão estar em duplas, e sair trocando passes pelo meio da quadra.
A mesma ideia da atividade anterior porém, deverão estar mais afastados na quadra.
Em duplas, possuindo duas bolas, de frente para o outro, o colega joga a bola para o alto, recebe a bola do outro aluno, devolve, e pega a bola antes que ela caia.
Fundamento de Passe
6º ano
Todos os alunos, livres pela quadra, com a bola na mão. Todos tentam passar a bola do jeito que sabem para o colega.
Em duplas de frente para o outro, possuindo uma bola, a bola é ‘arremessada’ por cima da cabeça (passe de ombro).
O exercício será realizado em duplas. Os jogadores devem se posicionar de frente, um para o outro, a uma distância de aproximadamente quatro metros. O aluno deve Realizar o passe acima do ombro para o outro jogador e recebê-la novamente com ambas as mãos.
7º ano
Posicionados de frente, um para o outro, a uma distância de aproximadamente quatro metros. O aluno deve Realizar o passe acima do ombro para o outro jogador e recebê-la novamente porém a bola deve quicar no solo antes de chegar no companheiro.
Do mesmo modo da atividade acima porém agora a distância é maior, e o passes deve ser realiza com um salto.
8º ano
Em duplas, caminhando, o passe é realizado para o colega.
Ainda em duplas, o aluno sairá em velocidade e realizará o passe de ombro.
Correndo o aluno deverão passar para os seus companheiros a bola quicada.
9º ano
Em duplas, deveram estar voltado para frente do gol, e realizar o passe com um salto para o colega que estará um pouco mais a frente.
Existe uma brincadeira conhecida pelo atletas da modalidade como vai e volta, tralha o passe quicado. Essa brincadeira é em duplas , e um dos dois começa dando os tres passos assando a bola quicada e voltando p trás, o outro faz a mesma coisa.
Todos dispostos nas posições da quadra trocando passes, primeiro caminhando e no segundo momento correndo.
Fundamento de Arremesso
6º ano
Arremessando parado, o aluno arremessa da forma que sabe, ao poucos o professor vai corrigir braço e empunhadura.
O aluno vai quicando a bola pelo cone e tentar acertar os alvo dentro de gol, o limite será na linha de sete metros, e segue a regra do ritmo trifásico.
7º ano
O aluno vem quicando a bola entre os cones e sem sair do chão tenta acertar os ângulos. (arremesso de apoio).
A mesma ideia só que agora com um salto.
8º ano
Em duplas da lateral da quadra, a bola é passada para o colega que estará no centro, este por sua vez, dará os três passos e fará um arremesso de apoio para o gol.
O mesmo se faz porém agora realizando a passada para o gol.
9º ano
Em duplas deverão ir passando a bola até a linha de nove metros, quando chegar a linha, quem estiver com a posse de bola deverá arremessar ara o gol com a progressão.
O professor jogará a bola rasteira para o aluno correr pegar a bola e ir para o arremesso, tentando acertar o alvo.
Todos dispostos nas posições da quadra, deveram passar a bola, de ponta a ponto uma vez, quando ela voltar o ponta realiza o arremesso, depois o armador , e assim sucessivamente até chega no outro ponta.
6º ano
Quicar a bola com força na frente do corpo, lançando-a no solo com a mão direita e recebendo com as duas. Repetir com a mão esquerda.
Lançar a bola à cima da cabeça. Girar o corpo e pega-la antes de tocar o solo.
Em duplas, um dos colegas ficam posicionados a frente e afasta as pernas. Possuindo uma bola o colega que está atrás passa quicada para o colega que está na frente este segura com as duas mão e passa.
7º ano
O aluno segura a bola atrás do quadril e apenas com o pulo a joga para frente, e segura.
A mesma ideia do movimento anterior porém agora é pelo meio das perna, após a bola quicar no solo o aluno deve segurá-la e dar três passos caminhando.
8º ano
Em duplas um aluno passando a bola para o outro, o aluno que recebeu, fará os três passos para frente, e passará a bola novamente.
Em duplas o aluno receberá a bola saltando.
9º ano
Em deslocamento , os alunos deverão estar em duplas, e sair trocando passes pelo meio da quadra.
A mesma ideia da atividade anterior porém, deverão estar mais afastados na quadra.
Em duplas, possuindo duas bolas, de frente para o outro, o colega joga a bola para o alto, recebe a bola do outro aluno, devolve, e pega a bola antes que ela caia.
Fundamento de Passe
6º ano
Todos os alunos, livres pela quadra, com a bola na mão. Todos tentam passar a bola do jeito que sabem para o colega.
Em duplas de frente para o outro, possuindo uma bola, a bola é ‘arremessada’ por cima da cabeça (passe de ombro).
O exercício será realizado em duplas. Os jogadores devem se posicionar de frente, um para o outro, a uma distância de aproximadamente quatro metros. O aluno deve Realizar o passe acima do ombro para o outro jogador e recebê-la novamente com ambas as mãos.
7º ano
Posicionados de frente, um para o outro, a uma distância de aproximadamente quatro metros. O aluno deve Realizar o passe acima do ombro para o outro jogador e recebê-la novamente porém a bola deve quicar no solo antes de chegar no companheiro.
Do mesmo modo da atividade acima porém agora a distância é maior, e o passes deve ser realiza com um salto.
8º ano
Em duplas, caminhando, o passe é realizado para o colega.
Ainda em duplas, o aluno sairá em velocidade e realizará o passe de ombro.
Correndo o aluno deverão passar para os seus companheiros a bola quicada.
9º ano
Em duplas, deveram estar voltado para frente do gol, e realizar o passe com um salto para o colega que estará um pouco mais a frente.
Existe uma brincadeira conhecida pelo atletas da modalidade como vai e volta, tralha o passe quicado. Essa brincadeira é em duplas , e um dos dois começa dando os tres passos assando a bola quicada e voltando p trás, o outro faz a mesma coisa.
Todos dispostos nas posições da quadra trocando passes, primeiro caminhando e no segundo momento correndo.
Fundamento de Arremesso
6º ano
Arremessando parado, o aluno arremessa da forma que sabe, ao poucos o professor vai corrigir braço e empunhadura.
O aluno vai quicando a bola pelo cone e tentar acertar os alvo dentro de gol, o limite será na linha de sete metros, e segue a regra do ritmo trifásico.
7º ano
O aluno vem quicando a bola entre os cones e sem sair do chão tenta acertar os ângulos. (arremesso de apoio).
A mesma ideia só que agora com um salto.
8º ano
Em duplas da lateral da quadra, a bola é passada para o colega que estará no centro, este por sua vez, dará os três passos e fará um arremesso de apoio para o gol.
O mesmo se faz porém agora realizando a passada para o gol.
9º ano
Em duplas deverão ir passando a bola até a linha de nove metros, quando chegar a linha, quem estiver com a posse de bola deverá arremessar ara o gol com a progressão.
O professor jogará a bola rasteira para o aluno correr pegar a bola e ir para o arremesso, tentando acertar o alvo.
Todos dispostos nas posições da quadra, deveram passar a bola, de ponta a ponto uma vez, quando ela voltar o ponta realiza o arremesso, depois o armador , e assim sucessivamente até chega no outro ponta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário