terça-feira, 17 de maio de 2016

Iniciação ao Voleibol



Fundamento de Toque
Em duplas, um dos alunos arremessará a bola por cima da cabeça, com as duas mãos esse colega irá receber essa bola com as pernas semi-flexionadas e acima da sua cabeça, deixando a bola parar ‘'em posição do toque’’ com as mãos devidamente voltadas para fora e dedos estendidos, o mesmo utilizará os quatro dedos (dedo polegar, indicador, médio e anelar para tocar na bola) o último dedo da mão também servirá para direcionar a bola.

Fundamento da Manchete
Em duplas, os alunos sentados em uma cadeira com a perna direita (posteriormente esquerda) ao lado da cadeira. Eles levantarão da mesma já com o tronco inclinado, mãos juntas e braços estendidos para a realização da manchete devolvendo a bola com direção para o colega que arremessou. 

Fundamento de Saque
Com as pernas semi-flexionadas, punho fechado com o polegar voltado para cima, o aluno irá executar o movimento de baixo para cima até a altura da cintura por repetidas vezes. 
Fundamento de Ataque
O aluno irá lançar uma bolinha de tênis para cima, rotulando o braço para trás em forma de circulo com a palma da mão espalmada para cima e encaixando a mão na bolinha repetidas vezes. 

Fundamento de Bloqueio
O aluno irá aproximar-se da rede, de pernas flexionadas e braços estendidos, o aluno irá saltar para cima com as duas pernas e de mãos espalmadas para a quadra adversária executando o movimento de bloqueio. 

Táticas
Sistema 6x0
Sistema 4x2
Sistema 5x1
Neste mesmo sistema de tática, entra o posicionamento de defesa, ataque, bloqueio dentro das numerações em quadra que se torna dependente de onde a bola está, se o time está atacando, contra atacando ou defendendo.
No sistema 6x0 os alunos rodarão sempre sentido horário nas posições 1, 6, 5, 4, 3, 2 até retornar ao saque e assim sucessivamente.
No sistema 4x2 os alunos irão ter dois levantadores titulares dentro de quadra onde quem estiver nas posições 1, 6 e 5 irá levantar e os demais na posição 4, 3, e 2 irá atacar. Neste sistema os levantadores jogam também como atacante fazendo com que tenhamos 3 atacantes na frente a todo momento.
Na posição 5x1 temos dois ponteiros em diagonais, dois meios em diagonais e dois saídas sendo um o levantador e outro oposto também em diagonal. Nesse sistema utilizamos um nível mais técnico e refinado de posicionamento dentro de quadra para jogos (campeonatos) mais complexos. 

Aprendendo o Posicionamento na Quadra




Nenhum comentário:

Postar um comentário